Pilar Segurança Viária
Atuamos para reduzir o número de feridos e óbitos em acidentes de trânsito, ao fortalecer a governança e gestão dos órgãos envolvidos na Segurança Viária do Distrito Federal.
das mortes em acidentes de trânsito no mundo tiveram relação ao consumo de álcool (OMS, 2018)
de aumento na freqüência de adultos que admitem conduzir veículos motorizados após consumirem bebida alcóolica (VIGITEL)
para o consumo de álcool foi a política implementada pela Lei Seca que aplica testes para aferir a quantidade de álcool no sangue de motoristas.
O que é o pilar de Segurança Viária?
O pilar de Segurança Viária do Programa Brasília Vida Segura nasceu em 2017, inspirado na 1ª Década de Ações pela Segurança Viária de 2011 a 2020, estabelecida pela ONU, que convocou os países signatários para desenvolver ações para a redução de 50% de mortes em 10 anos.
Para auxiliar os órgãos públicos envolvidos, o Programa aplicou o método PDCA. Foram analisados os dados, identificados perfis e pontos críticos no trânsito para embasar a definir ações necessárias, acompanhadas mensalmente nas Comissões de Segurança Viária e trimestralmente no Comitê Gestor do Programa.
Os resultados foram expressivos e sustentáveis ao longo da última década. Mesmo com o aumento da população em 16% e da frota de veículos em 53%, o Governo do Distrito Federal reduziu o número de óbitos no trânsito em 61% ao final da 1ª Década de Segurança Viária, superando a meta estipulada.
E agora, qual o desafio?
Em 2021, o Pilar de Segurança Viária se dedica a contribuir com a definição e cumprimento das metas para a nova década que se inicia, sempre baseada nas diretrizes da ONU. Com foco na institucionalização do Sistema de Gestão para a Segurança Viária, implantado ao longo desses anos de colaboração, busca fortalecer a governança e gestão do conhecimento a fim de garantir a perenidade do programa e a manutenção tanto das boas práticas quanto de seus bons resultados.
Frentes de atuação
Governança Distrito Federal
Gestão para Resultados na Segurança Viária – Os dados referentes a óbitos e acidentes são analisados, identificando um perfil crítico para priorização. A partir dessa base, elaboramos um plano de ação, em conjunto com os órgãos parceiros, que analise as características e causas desse e proponha soluções efetivas.
Como resultado, conseguimos reduzir a frequência desses óbitos e acidentes. Esse processo ocorre por meio de dois encontros: a Comissão de Segurança Viária e o Comitê Gestor.
Institucionalização:
Esta frente de trabalho tem como objetivos: documentar a história do programa, considerando o período de 2017 a 2021, contemplando as análises, diagnósticos, lições aprendidas e boas práticas realizadas ao longo do período do programa; e transferir conhecimento aos órgãos do Distrito Federal implicados no cumprimento das metas da 2ª Década de Ações para a Segurança Viária.
Dessa forma, não se restringe ao que foi realizado no passado e foca na continuidade do programa. O objetivo é desenvolver um material guia a ser seguido pelos atuais membros do programa e consolidar o passo a passo necessário para a execução e manutenção das atividades do programa no futuro.
Intervenções
A conta:
Visando desenvolver novas iniciativas e introduzir novas ações para o combate à embriaguez ao volante, o programa desenvolveu em parceria com o GDF, intervenções específicas com o foco neste fator de risco. Nesta ação piloto, contamos com o Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, CBMDF, DETRAN, Administração Regional do Lago Sul, PMDF, e SEMOB para operacionalizar e conduzir a intervenção.
A intervenção foi marcada pela simulação de um acidente de trânsito na via com vítima gravemente ferida e com socorro da equipe do Corpo de Bombeiros, após a simulação a equipe entregou uma conta com o quanto custa um acidente viário e o valor da vida. Conversaram com os frequentadores do bar parceiro sobre as consequências de beber e dirigir.
O resultado foi surpreendente. A ação ganhou destaque na mídia e teve grande repercussão nas redes sociais. 94% das pessoas que responderam a pesquisa realizada se disseram impactadas pelo resultado da ação e quase 80% responderam que aprovam ações desse tipo em bares.
Nossos resultados
vidas salvas desde o início do programa, em 2017, até 2020.
pessoas impactadas em 2020
de prejuízos evitados desde o início do programa.