Pilar Educação

Postergando o início da experimentação e reduzindo a frequência de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes de 11 a 14 anos por meio de programa de promoção à saúde e trabalho com habilidades sociais no contexto escolar.

Sobre o pilar de educação

O consumo de bebida alcoólica por adolescentes menores de 18 anos tem crescido de maneira significativa ao redor do mundo e o Distrito Federal acompanha essa tendência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2015), a idade média de experimentação (primeiro contato) de bebida alcoólica é de 12,5 anos e, entre os estudantes do 9o ano, 55,5%  declaram já terem experimentado bebida alcoólica alguma vez na vida.

Diante deste cenário, o pilar de educação do Projeto Brasília Vida Segura (BVS) teve como proposta de intervenção a implementação de programas de prevenção do consumo de bebida alcoólica e de promoção à saúde com adolescentes de 11 a 14 anos de escolas públicas no Distrito Federal.

A composição entre balizas acadêmicas criteriosas para escolha de práticas validadas e a escuta cuidadosa da singularidade e das demandas do território em relação ao tema culminou na escolha inicial por duas intervenções: Programa Famílias Fortes (PFF) e Intervención Breve y Entrevista Motivacional (IBEM) – combinadas em uma implementação simultânea piloto do Pilar de Educação em Brasília a partir de 2018.

No primeiro semestre de 2020 as escolas suspenderam as atividades presenciais como resposta sanitária aos riscos de contágio no contexto da pandemia de Covid. Como resposta aos novos desafios impostos por este cenário,  o pilar inovou e propôs a implementação  de um programa de promoção à saúde baseado no treinamento de habilidades sociais (Social Skills Training) em formato online. 

Um último ciclo de implementação foi realizado presencialmente no segundo semestre de 2021 para validação da proposta presencial do programa, tendo em perspectiva o retorno das aulas regulares presenciais e, portanto, a importância de oferta de uma ferramenta adequada a este cenário.

O que realizamos:


Identificação dos fatores de risco associados ao consumo de bebida alcoólica por adolescentes do território de Ceilândia

Articulando evidências científicas disponíveis na literatura sobre o tema e grupos focais e de escuta de professores, estudantes, pais, mães e comunidade, foram identificados os seis fatores de risco e de proteção mais relevantes para aquele território.


Mapeamento de intervenções validadas e que pudessem responder às demandas e especificidade do território

Inicialmente, 11 intervenções foram mapeadas utilizando duas fontes: Blueprints for Healthy Youth Development e Liverpool National Collaborating Center for Drug Prevention.


Prevenção ao desenvolvimento de comportamentos de risco

Metodologias existentes e validadas foram adaptadas para implementação com os adolescentes com objetivo de fortalecimento dos fatores de proteção e diminuição dos fatores de risco ao consumo de bebida alcoólica e também a outros comportamentos de risco.  


Formação de profissionais da educação para implementação de metodologia interativa e de treinamento de habilidades sociais

Foi ofertado encontro formativo inicial em formato online e vivencial e também disponibilizado material para consulta, aprofundamento e formação continuada. Participaram orientadores educacionais de escolas do Distrito Federal.  


Transversalidade entre pilares do BVS

O trabalho com adolescentes tem relação direta com os outros pilares desenvolvidos pelo Brasília Vida Segura. Isso porque a prevenção do consumo de bebida alcoólica entre este público pode impactar na redução de comportamentos de risco futuros, tais como dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, comportamentos violentos, entre outros.

Jornada ao Planeta X – Programa de Promoção à saúde baseado no treinamento de habilidades sociais

Dado que as habilidades pessoais e sociais (competência social) são vistas como fatores de proteção ao uso de substâncias, programas que visam seu desenvolvimento são indicados como uma intervenção adequada e há boas evidências de sua eficácia (UNODC, 2018).

Esse tipo de programa oferece oportunidades de desenvolver e sustentar  habilidades para enfrentar as situações difíceis do dia a dia de forma mais segura e saudável. Durante os programas escolares de prevenção baseados em habilidades sociais, os(as) estudantes têm a oportunidade de aprender e praticar uma variedade dessas habilidades.

Portanto, inspirado em programas baseados em evidências (Treinamento de Habilidades Sociais e Modelo de Influência Social Global), a ideia principal do Programa Jornada ao Planeta X é oferecer aos(às) estudantes uma experiência para melhorar suas habilidades sociais e fortalecer seus fatores de proteção por meio da participação interativa e vivencial em 10 aulas, dando-lhes acesso a conteúdo e experiências de cunho educacional e aprimoramento e conscientização sobre o não consumo de álcool nesta fase da vida.


O programa tem como principais objetivos:

(i) ensino de habilidades sociais e de autogestão comportamental;

(ii) ensino de habilidades para resistir à pressão dos(as) colegas para beber álcool;

(iii) informações sobre as consequências imediatas e de longo prazo do abuso de álcool e outras drogas.


Formato e Material didático

A Jornada ao Planeta X é realizada em 10 encontros semanais de uma hora aula de duração, com opções de formato presencial e virtual. Para isso, foram desenvolvidos:

Roteiros de aula

roteiros disponíveis em versão digital para encontros em formato presencial ou virtual.

Apostila

com conteúdo complementar à temática trabalhada durante a aula, com informações conceituais e propostas de exercícios para serem feitos fora do espaço da sala de aula, no contexto e ambiente cotidiano do adolescente com objetivo de consolidação e expansão dos aprendizados.

Vídeos complementares

10 vídeos de aprofundamento da temática trabalhada em cada encontro, com convite a reflexões, exercícios práticos e construção conceitual.

Jornada Interativa

jogo de tabuleiro com desafios em formato de cartas nos quais os participantes são convidados a exercitarem, de maneira lúdica e cooperativa, as habilidades sociais treinadas ao longo das 10 aulas. Pode ser jogado de forma autônoma pelos adolescentes e também no formato de 1 ou mais jogadores. 

Conteúdo formativo e de apoio para a implementação

material teórico contemplando elementos essenciais e didáticos da Jornada ao Planeta X em formato de aula gravada, apresentação sistematizada, guia com diretrizes para implementação e proposta de instrumento de monitoramento de processo.

Faça o download dos materiais aqui

Nossos resultados:

Em 2021

Em 2020

1600+

alunos compareceram em uma ou mais aulas da Jornada ao Planeta X

500+

alunos compareceram em uma ou mais aulas do Treinamento de Habilidades Sociais

Em 2019

968

alunos impactados em duas escolas através de intervenções breves direcionadas à prevenção do consumo de álcool.

8,2%

de queda do consumo severo entre os alunos das duas escolas impactadas.

15,9%

a mais de alunos que cessaram ou diminuíram seu consumo para um nível baixo após a intervenção piloto.