Pilar Educação

Postergando e reduzindo o consumo de álcool entre menores de idade através de ações educativas.

O que é o pilar de educação?

O consumo de álcool de menores de idade tem crescido de maneira significativa ao redor do mundo e o Distrito Federal não é diferente dessa tendência. Pesquisa realizada pela AB InBev em 2018 indicou que 29% dos adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos haviam consumido álcool nos últimos 12 meses.

Este pilar tem como objetivo principal conscientizar os jovens de 12 a 17 anos, de Ceilândia no Distrito Federal, acerca do consumo do álcool e suas consequências. Isto é realizado por meio de um Treinamento em Habilidades Sociais – THS, pelo qual, os jovens passam e aprendem ferramentas de autoconhecimento e autogestão, o que os impulsiona a terem senso crítico para liderem com situações de oferta de bebida alcóolica.

O que realizamos


Identificação dos fatores de risco locais associados ao consumo precoce do álcool

Baseado em evidências científicas e interação com professores, alunos e pais, foram identificados os seis fatores de risco e proteção mais relevantes na região de Ceilândia, DF.


Mapeamento de intervenções possíveis baseadas em evidências e o contexto local

Inicialmente, 11 intervenções foram mapeadas utilizando duas fontes: Blueprints for Healthy Youth Development e Liverpool National Collaboratin Center for Drug Prevention.


Prevenção ao desenvolvimento de hábitos prejudiciais

Metodologias existentes e validadas foram adaptadas de forma a possibilitar a atuação e intervenção junto aos jovens para prevenir o consumo de álcool entre eles.


Transversalidade ao tema

O trabalho com jovens impacta diretamente os outros pilares desenvolvidos pelo BVS também. A prevenção do consumo entre adolescentes pode reduzir comportamentos de risco fututros tais como dirigir sob o efeito de álcool, comportamentos violentos, entre outros.

A pandemia do COVID-19 e as mudanças para o formato digital

Antes da pandemia do COVID-19, a nossa atuação acontecia presencialmente, dentro de sala de aula com os jovens. O impacto da pandemia, e a necessidade do isolamento social, modificou o formato da nossa atuação em escolas do ensino público do Distrito Federal.

Atualmente o programa é realizado virtualmente, ou seja, os alunos passam pelo Treinamento em Habilidade Sociais – THS diretamente de casa, com acesso realizado por computadores, celulares ou tablets.

Treinamento em Habilidades Sociais – THS

Habilidades Sociais são o conjunto de comportamentos que uma pessoa produz para favorecer um relacionamento saudável em um contexto social com outra pessoa. Essas habilidades são aprendidas e alguém com baixo repertório comportamental dessas habilidades podem ter dificuldades em algumas áreas de sua vida.

O Programa de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) foi construído para promover o desenvolvimento de habilidades que podem ajudar os jovens em várias áreas da sua vida, como por exemplo, no ambiente escolar, familiar e social. Isso é realizado em 10 encontros virtuais com os jovens, e em cada encontro, uma nova habilidade social é apresentada e estudada, de forma lúdica e interativa.

Formato e Material didático

O THS é realizado em 10 encontros virtuais. Para isso, foram desenvolvidos:

Roteiro de aula

para os 10 encontros virtuais.

10 apostilas

Uma apostila que traz o conteúdo apresentado em cada encontro e atividades para serem realizadas em casa.

10 vídeos de suporte

Ao final de cada encontro, o aluno pode acessar vídeos de apoio ao conteúdo apresentado nos encontros virtuais.

Nossos resultados:

968

alunos impactados em duas escolas através de intervenções breves direcionadas à prevenção do consumo de álcool.

8,2%

de queda do consumo severo entre os alunos das duas escolas impactadas.

15,9%

a mais de alunos que cessaram ou diminuíram seu consumo para um nível baixo após a intervenção piloto.