Pilar Educação

Postergando e reduzindo o consumo de álcool entre menores de 18 anos por meio de programas de prevenção.

O que é o pilar de educação?

O consumo de álcool de menores de idade tem crescido de maneira significativa ao redor do mundo e o Distrito Federal não é diferente dessa tendência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2015) a idade média de experimentação do álcool é de 12,5 anos e entre os estudantes do 9o ano 55,5% dos adolescentes declaram já terem experimentado álcool alguma vez na vida.

Este pilar tem como objetivo implementar programas de prevenção ao consumo de álcool com adolescentes de 11 a 14 anos de escolas públicas de Ceilândia no Distrito Federal.

Desde o início do Pilar Educação, em 2018, foram realizadas interações com a comunidade escolar para uma compreensão inicial do território e do consumo de álcool entre os adolescentes locais, além de diversos estudos sobre programas de prevenção com evidências científicas consistentes. Esse trajeto levou à escolha de duas intervenções: Programa Famílias Fortes (PFF) e Intervención Breve y Entrevista Motivacional (IBEM) – que seriam combinados em uma implementação simultânea no piloto do Pilar de Educação em Brasília.

Com o tempo e os desafios impostos pela pandemia, o pilar passou por adaptações e segue hoje com o Treinamento em Habilidades Sociais (nomeado como Jornada ao Planeta X) como a intervenção principal. Neste programa os adolescentes passam e aprendem ferramentas de autoconhecimento e autogestão, o que os impulsiona a terem senso crítico para lidarem com situações de oferta de bebida alcoólica.

O que realizamos:


Identificação dos fatores de risco locais associados ao consumo precoce do álcool

Baseado em evidências científicas e interação com professores, alunos e pais, foram identificados os seis fatores de risco e proteção mais relevantes na região de Ceilândia, DF.


Mapeamento de intervenções possíveis baseadas em evidências e o contexto local

Inicialmente, 11 intervenções foram mapeadas utilizando duas fontes: Blueprints for Healthy Youth Development e Liverpool National Collaboratin Center for Drug Prevention.


Prevenção ao desenvolvimento de hábitos prejudiciais

Metodologias existentes e validadas foram adaptadas de forma a possibilitar a atuação e intervenção junto aos jovens para prevenir o consumo de álcool entre eles.


Transversalidade ao tema

O trabalho com jovens impacta diretamente os outros pilares desenvolvidos pelo BVS também. A prevenção do consumo entre adolescentes pode reduzir comportamentos de risco fututros tais como dirigir sob o efeito de álcool, comportamentos violentos, entre outros.

A pandemia do COVID-19 e as mudanças para o formato digital

Antes da pandemia do COVID-19, a nossa atuação acontecia presencialmente, dentro de sala de aula com os jovens. O impacto da pandemia, e a necessidade do isolamento social, modificou o formato da nossa atuação em escolas do ensino público do Distrito Federal.

Atualmente o programa é realizado virtualmente, ou seja, os alunos passam pelo Treinamento em Habilidade Sociais – THS diretamente de casa, com acesso realizado por computadores, celulares ou tablets. As atividades propostas ficam disponíveis para os alunos na plataforma Google Sala de Aula e são conduzidas ao vivo no Google Meets.

Treinamento em Habilidades Sociais – THS: A Jornada ao Planeta X

Nomeado como “Jornada ao Planeta X” após diversas sessões de escuta com alunos para tornar o programa lúdico, o Treinamento de Habilidades Sociais oferece oportunidades de aprender habilidades para enfrentar as situações difíceis do dia a dia de forma mais segura e saudável. Eles apoiam o desenvolvimento de competências sociais gerais, que incluem bem-estar mental e emocional. Durante os programas de prevenção baseados em habilidades, os alunos têm a oportunidade de aprender e praticar uma variedade de habilidades pessoais e socio-emocionais.

Isso é realizado em 10 encontros virtuais com os jovens, e em cada encontro, uma nova habilidade social é apresentada e estudada, de forma lúdica e interativa.

Formato e Material didático

O THS é realizado em 10 encontros virtuais. Para isso, foram desenvolvidos:

Roteiro de aula

para os 10 encontros virtuais.

10 apostilas

Uma apostila que traz o conteúdo apresentado em cada encontro e atividades para serem realizadas em casa.

Faça o download aqui

10 vídeos de suporte

Ao final de cada encontro, o aluno pode acessar vídeos de apoio ao conteúdo apresentado nos encontros virtuais.

Nossos resultados:

Em 2021

Em 2020

350+

alunos compareceram em ao menos uma aula do Treinamento de Habilidades Sociais

500+

alunos compareceram em ao menos uma aula do Treinamento de Habilidades Sociais

Em 2019

968

alunos impactados em duas escolas através de intervenções breves direcionadas à prevenção do consumo de álcool.

8,2%

de queda do consumo severo entre os alunos das duas escolas impactadas.

15,9%

a mais de alunos que cessaram ou diminuíram seu consumo para um nível baixo após a intervenção piloto.