Pilar Educação

Postergando e reduzindo o consumo de álcool entre menores de 18 anos por meio de programas de prevenção e promoção a saúde.

O que é o pilar de educação?

O consumo de bebida alcoólica entre menores de idade tem crescido de maneira significativa ao redor do mundo e o Distrito Federal não é diferente dessa tendência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2015) a idade média de experimentação do álcool é de 12,5 anos e, entre os estudantes do 9o ano, 55,5% dos adolescentes declaram já terem experimentado álcool alguma vez na vida.

Este pilar tem como objetivo implementar programas de prevenção ao consumo de álcool e promoção à saúde com adolescentes de 11 a 14 anos de escolas públicas no Distrito Federal.

Desde o início do Pilar Educação, em 2018, foram realizados diversos estudos sobre programas de prevenção com evidências científicas consistentes. Somado a isso, foram feitas interações com a comunidade escolar – em um protótipo em Ceilândia – para uma compreensão inicial do território e do consumo de álcool entre os adolescentes locais. Esse trajeto levou à escolha, num primeiro momento, de duas intervenções: Programa Famílias Fortes (PFF) e Intervención Breve y Entrevista Motivacional (IBEM) – que seriam combinados em uma implementação simultânea no piloto do Pilar de Educação em Brasília.

Com o tempo e os desafios impostos pela pandemia, o pilar passou por adaptações e segue hoje com a Jornada ao Planeta X – um programa de promoção à saúde e prevenção ao consumo de álcool baseado no treinamento de habilidades sociais (Social Skills Training). As habilidades sociais e sócio-emocionais dizem respeito a habilidades importantes para que os indivíduos possam lidar com as próprias emoções e suas relações. São competências individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Ao auxiliar os adolescentes a desenvolverem essas competências, fortalecemos os fatores de proteção relacionados com a promoção de saúde e prevenção do consumo do álcool. Neste programa os adolescentes passam e aprendem ferramentas de autoconhecimento e autogestão, o que os impulsiona a terem senso crítico para lidarem com diversas situações, inclusive de oferta de bebida alcoólica.

O que realizamos:


Identificação dos fatores de risco locais associados ao consumo precoce do álcool

Baseado em evidências científicas e interação com professores, alunos e pais/responsáveis, foram identificados os seis fatores de risco e proteção mais relevantes.


Mapeamento de intervenções possíveis baseadas em evidências e o contexto local

Inicialmente, 11 intervenções foram mapeadas utilizando duas fontes: Blueprints for Healthy Youth Development e Liverpool National Collaboratin Center for Drug Prevention.


Prevenção ao desenvolvimento de hábitos prejudiciais

Metodologias existentes e validadas foram adaptadas de forma a possibilitar a atuação e intervenção junto aos jovens para prevenir o consumo de álcool entre eles.


Transversalidade ao tema

O trabalho com jovens impacta diretamente os outros pilares desenvolvidos pelo BVS também. A prevenção do consumo entre adolescentes pode reduzir comportamentos de risco futuros, tais como dirigir sob o efeito de álcool, comportamentos violentos, entre outros.

A pandemia do COVID-19 e as mudanças para o formato digital

Antes da pandemia da COVID-19, a nossa atuação acontecia presencialmente, dentro de sala de aula, com os jovens. O impacto da pandemia, e a necessidade do isolamento social, modificou o formato da nossa atuação em escolas do ensino público do Distrito Federal.

O programa foi realizado virtualmente durante o ano de 2020 e parte de 2021, com estudantes acompanhando diretamente de casa, com acesso realizado por computadores, celulares ou tablets. As atividades propostas ficaram disponíveis para os alunos na plataforma Google Sala de Aula foram conduzidas ao vivo no Google Meets.

Jornada ao Planeta X – Programa de Promoção à saúde

Nomeado como “Jornada ao Planeta X” após diversas sessões de escuta com alunos para tornar o programa lúdico, o programa oferece oportunidades de aprender habilidades para enfrentar as situações difíceis do dia a dia de forma mais segura e saudável. A Jornada apoia o desenvolvimento de competências sociais gerais, que incluem bem-estar mental e emocional. Durante os programas de prevenção baseados em habilidades, os alunos têm a oportunidade de aprender e praticar uma variedade de habilidades pessoais e sócio-emocionais

Isso é realizado em 10 encontros virtuais com os jovens, e em cada encontro, uma nova habilidade social é apresentada e estudada, de forma lúdica e interativa.

Formato e Material didático

A Jornada ao Planeta X é realizada em 10 encontros virtuais. Para isso, foram desenvolvidos:

Roteiro de aulas

virtuais. para encontros presenciais ou online.

10 apostilas

Uma apostila que traz o conteúdo apresentado em cada encontro e desafios para serem realizados em casa.

Faça o download aqui

10 vídeos de suporte

Ao final de cada encontro, o aluno pode acessar vídeos de apoio ao conteúdo apresentado nos encontros.

Nossos resultados:

Em 2021

Em 2020

1600+

alunos compareceram em ao menos uma aula do Treinamento de Habilidades Sociais

500+

alunos compareceram em ao menos uma aula do Treinamento de Habilidades Sociais

Em 2019

968

alunos impactados em duas escolas através de intervenções breves direcionadas à prevenção do consumo de álcool.

8,2%

de queda do consumo severo entre os alunos das duas escolas impactadas.

15,9%

a mais de alunos que cessaram ou diminuíram seu consumo para um nível baixo após a intervenção piloto.