Pilar saúde

Serviço de prevenção ao consumo nocivo do álcool por meio da metodologia de Triagem e Intervenção Breve (TIB).

Este pilar do Projeto Brasília Vida Segura é fruto da parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal com o objetivo de prevenir o uso nocivo de álcool da população de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia.

Fazemos uso da metodologia de Triagem e Intervenção Breve (TIB), instrumento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção do uso nocivo de álcool por meio da conscientização e o acompanhamento dos casos graves pelas unidades de saúde. A metodologia se baseia na aplicação de um questionário, que, somada a pontuação final, é possível classificar o consumo em três zonas de risco: baixo, moderado e alto risco. A depender da zona que a pessoa se encontra, será aplicada uma intervenção direcionada com foco na mudança de comportamento, baseada na entrevista motivacional.

Por telefone, esse serviço é ofertado para todas as pessoas moradoras de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia que são maiores de 18 anos.

Conhece alguém que seja morador(a) dessas regiões, maior de 18 anos, e que gostaria de indicar para esse atendimento? 

Nossa metodologia

Desde 2017, o trabalho de prevenção ao consumo nocivo de álcool é realizado no Distrito Federal. Ele começa na capacitação dos profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região para a aplicação da TIB (Triagem e Intervenção Breve). Este pilar é fundamental ao Programa Brasília Vida Segura porque exerce o importante papel de impactar a população do Distrito Federal de forma mais abrangente por meio da conscientização quanto ao uso nocivo de álcool.

Nosso objetivo

Até 2021, atender usuários de Ceilândia através da aplicação da TIB (Triagem e Intervenção Breve) na modalidade presencial e estender a aplicação por telefone à outras regiões do Distrito Federal, por meio da consolidação do atendimento de prevenção ao consumo nocivo de álcool na Atenção Primária, contando com o apoio direto do Programa aos servidores que atuam nas UBS da região.

Aplicação do TIB por teleatendimento

A TIB (Triagem e Intervenção Breve) é aplicada por telefone pelas profissionais do Programa que realizam a prevenção ao consumo nocivo de álcool. Em casos graves de consumo nocivo, os usuários são encaminhados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS da sua região.

Referenciamento de casos de risco

A identificação rápida e eficiente dos casos graves e o referenciamento do paciente à rede de apoio psicosocial é resultado do conhecimento das profissionais de saúde capacitadas para a abordagem preventiva da TIB (Triagem e Intervenção Breve). A proximidade dos outros equipamentos da Rede de Apoio Psicosocial com as UBS é fundamental para o cuidado integrado aos usuários atendidos pelo Programa.

Como funciona o Alô TIB:

Passo 1

Os moradores respondem as perguntas da Triagem com eventual intervenção breve ou encaminhamento aos serviços do SUS.

Passo 2

Os moradores respondem as perguntas da TIB, com eventual intervenção breve ou encaminhamento aos equipamentos do SUS.

Passo 3

Os casos graves identificados são referenciados aos serviços da Secretaria de Saúde ou outros serviços necessários para atender às demandas dos usuários.

Passo 4

Acompanhamento breve, reavaliação, suporte e contato periódico com as UBS do território para gestão dos casos graves.

Folhetos informativos

O que é uma dose de álcool?

Quem não deve consumir bebida alcóolica?

O que é beber em excesso?

Cuidados ao consumir bebidas alcoólicas

Você sabe a hora de parar?

Orientações para a prevenção ao COVID-19

COVID-19 – Álcool e a baixa de imunidade

Orientações sobre vacinação e a COVID-19

Curiosidades sobre COVID-19 e o consumo de álcool

Atendimento Alô TIB

Em um momento de mudanças no Sistema Único de Saúde do país, o Pilar de Saúde adequou-se rapidamente ao novo cenário. Para apoiar o trabalho das UBS, profissionais de saúde mental e atenção básica foram integradas ao Programa para a aplicação da TIB (Triagem e Intervenção Breve) por telefone. O serviço é oferecido a toda população de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia com idade a partir de 18 anos.

O teleatendimento Alô TIB opera desde julho de 2020 e mais de 15.000 pessoas já receberam o atendimento por telefone.

Conhece alguém que seja morador(a) dessas regiões, maior de 18 anos, e que gostaria de indicar para esse atendimento?

Entre em contato conosco através do nosso formulário de contato, um dos nossos profissionais de saúde entrará em contato o mais rápido possível!

Saúde - Contato
Utilizaremos para avisar conforme realizarmos o primeiro contato.
Deixe aqui informações que possam ajudar no nosso contato.

Resultados

17

UBS treinadas e aptas a aplicarem a TIB

200+

profissionais aptos a aplicarem a TIB no DF

20.000+

TIBs aplicadas até Março de 2021