Pilar saúde
Serviço de prevenção ao consumo nocivo do álcool por meio da metodologia de Triagem e Intervenção Breve (TIB).
Este pilar do Programa Brasília Vida Segura foi fruto da parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal com o objetivo de prevenir o consumo nocivo de álcool da população de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia.
Para isso, foi utilizada a metodologia de Triagem e Intervenção Breve (TIB), instrumento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O pilar foi fundamental ao Programa Brasília Vida Segura por ter exercido o importante papel de impactar a população do Distrito Federal de forma mais abrangente por meio da conscientização quanto ao consumo nocivo de álcool durante o período de 2017 a 2021.
Por telefone, o serviço foi ofertado para todas as pessoas moradoras de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia, maiores de 18 anos. A aplicação presencial continuará nas UBS de Ceilândia para moradores da região, maiores de 16 anos.
Além disso, o programa disponibilizou uma capacitação EAD para os servidores de saúde da SES-DF que se interessarem em aplicar a TIB em seu território por meio da plataforma EAP SUS.
Nossa metodologia
A metodologia de Triagem e Intervenção Breve (TIB) se baseia na aplicação de um questionário, que, somada à pontuação final, é possível classificar o consumo em três zonas de risco: baixo, moderado e alto risco.
A depender da zona em que a pessoa se encontra, é aplicada uma intervenção direcionada com foco na mudança de comportamento, baseada na entrevista motivacional.
Nosso objetivo
De 2017 até 2021, nosso objetivo foi apoiar a atenção primária de saúde na prevenção ao consumo nocivo de álcool por meio da consolidação da Triagem e Intervenção Breve, oferecendo suporte aos servidores de saúde que atuam nas UBS das regiões.
Aplicação do TIB por teleatendimento
Em um momento de mudanças no Sistema Único de Saúde do país, o Pilar de Saúde adequou-se rapidamente ao novo cenário. Para apoiar o trabalho das UBS, profissionais de saúde mental foram integradas ao Programa para a aplicação da TIB (Triagem e Intervenção Breve) por telefone. O serviço foi oferecido a toda população de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia com idade a partir de 18 anos.
O teleatendimento, Alô TIB, operou desde julho de 2020 e mais de 17.000 pessoas receberam o atendimento por telefone.
Os casos graves foram encaminhados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS.
Referenciamento de casos de risco
A identificação rápida e eficiente dos casos graves e o referenciamento do paciente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi resultado do conhecimento das profissionais de saúde capacitadas para a abordagem preventiva da TIB (Triagem e Intervenção Breve).
Para articulação dos casos graves, foi realizado um mapeamento dos serviços da RAPS nos territórios, compreendendo que a proximidade desses serviços com as UBS é fundamental para o cuidado integrado aos usuários atendidos pelo Programa.
Como funcionou o Alô TIB:
Passo 1
Moradores de Ceilândia, Brazlândia e Samambaia receberam uma ligação das profissionais de Saúde Mental do Programa Brasília Vida Segura
Passo 2
Os moradores responderam às perguntas da Triagem com eventual intervenção breve ou encaminhamento aos serviços do SUS.
Passo 3
Os casos graves identificados foram referenciados aos serviços da Secretaria de Saúde ou outros serviços necessários para atender às demandas dos usuários.
Passo 4
Realizava-se o acompanhamento breve, reavaliação, suporte e contato periódico com as UBS do território para gestão dos casos graves.
Folhetos informativos
O que é uma dose de álcool?
Quem não deve consumir bebida alcóolica?
O que é beber em excesso?
Cuidados ao consumir bebidas alcoólicas
Você sabe a hora de parar?
Orientações para a prevenção ao COVID-19
COVID-19 – Álcool e a baixa de imunidade
Orientações sobre vacinação e a COVID-19
Curiosidades sobre COVID-19 e o consumo de álcool
Principais entregas
- Capacitação de servidores das UBS das regiões
- Disponibilização do Curso EAD para profissionais de saúde como legado pós-projeto.
- Parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental;
- Estruturação da operação remota (Alô TIB) no contexto da pandemia;
- Articulação do fluxo de referenciamento com a Rede de Atenção Psicossocial;
- Monitoramento dos dados e Indicadores de Qualidade (dashboard) compartilhados com a gestão;
- Toolkit de implementação do Alô TIB;
Conhece alguém que seja morador(a) de Ceilândia, maior de 16 anos, e que gostaria de indicar para um atendimento?
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Resultados
UBS treinadas e aptas a gerenciarem casos com consumo nocivo de álcool
profissionais aptos a aplicarem a TIB no DF
TIBs aplicadas até setembro de 2021